MVC-Mindfulness para o Viver Consciente.
Curso Online
Estudantes e Profissionais da área da Saúde
O programa será conduzido por Regina Célia Campos e Íris Borges, pós-graduadas do Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness, com o programa completo de oito semanas.
Julho/2021
O termo Mindfulness é comumente traduzido para o português como consciência plena ou atenção plena. Trata-se de um estado mental vinculado à habilidade de manter-se consciente do momento presente, de forma intencional, com abertura e sem julgamento.
Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs), vêm sendo reconhecidas como intervenções seguras e eficazes, passíveis de serem aplicadas nos contextos de educação, saúde, assistência social, esportes, no campo do trabalho e organizações. Tal estado de consciência pode ser treinado e está associado cientificamente à diminuição da percepção de estresse e ansiedade por parte dos praticantes, bem como ao aumento de foco e de qualidade de vida
A prática de mindfulness possibilita o cultivo de atitudes que nos auxiliam a aceitar e, então, escolher como melhor lidar com a realidade tal qual ela se apresenta, bem como o desenvolvimento de estados mentais que expressem clareza, foco, discernimento, abertura, equanimidade, alegria apreciativa, amorosidade e compaixão, se mostram especialmente benéficos.
Trata-se de uma atividade laica, amparada em sólida fundamentação científica, baseada em evidências e inspirada em tradições contemplativas milenares.
VISÃO GERAL DO PROGRAMA
Sessão 1 – Introdução
Sessão 2 – Mindfulness em relação ao corpo I
Sessão 3 – Mindfulness em relação ao corpo II
Sessão 4 – Mindfulness em relação a eventos e estados mentais
Sessão 5 – Mindfulness em relação ao contato com o mundo
Sessão 6 – Mindfulness e atitudes de boa vontade I (alegria apreciativa e compaixão)
Sessão 7 – Mindfulness e atitudes de boa vontade II (amorosidade, equanimidade e gratidão)
Sessão 8 – Fechamento
BENEFÍCIOS:
Um corpo significativo de evidências científicas relativas aos benefícios à saúde decorrentes da prática regular de Mindfulness vêm sendo acumulado nas últimas três décadas em todo o mundo. Alguns dos mais conhecidos são:
■ Redução de sintomas de depressão e ansiedade e prevenção de recaídas;
■ Redução de abuso de substâncias e prevenção de recaídas;
■ Redução da percepção de estresse;
■ Melhora em sintomas de dor crônica (fibromialgia, artrites, dentre outros);
■ Melhora do humor e sintomas de estresse em pacientes com câncer;
■ Melhora da qualidade do sono.
ORIENTAÇÕES
Ainda que não haja alguma contraindicação absoluta para o uso de Mindfulness, a prática pode ser considerada desaconselhada (em função de baixa eficácia) para os seguintes grupos:
– Fase aguda de qualquer transtorno psiquiátrico (depressão, transtorno bipolar, psicoses, etc);
– Pessoas muito medicadas;
Exceções: Pacientes que estejam devidamente medicados e sob cuidados regulares por especialistas podem participar do programa.